30 julho 2008

Às urnas novamente

Em outubro, voltaremos a votar. Prefeito e vereadores. Confesso que estou com uma grande vontade de não votar para deputado e presidente, mas para os cargos municipais faço questão de dar minha contribuição. Para prefeito, a escolha até que é fácil, mas para vereador... Vejam nos links abaixo os perfis de todos os candidatos, com foto, declaração de bens, prestação de contas e "currículo". Tem cada coisa...
Creio que a Câmara de Poços vai se renovar bastante, mas devem ser eleitos alguns médicos e pastores, como de praxe, e mais alguns políticos de tradição. Não deve haver nenhuma grande surpresa.

Confira a relação dos candidatos a vereador de Poços. Nesse mesmo sítio, é possível encontrar informações de todos candidatos de todas as cidades do país:


E candidatos a prefeito de Poços:


27 julho 2008

Radiola

Adoro rádios, especialmente as AMs. Toda vez que venho pra Poços tenho dificuldades em escutar rádio. As FMs daqui são simplesmente inaudíveis. Deve ter audiência e respeito quem ouve, mas para o meu gosto musical não dá. Prefiro muito mais escutar as AM, das quais sou muito fã da Rádio Cultura, do Chico de Assis. Lembro-me dele trabalhando nas transmissões esportivas da Rádio Bandeirantes de São Paulo, quando eu ainda era crianção.
Mas, Poços agora tem um programa de rádio que vale muito a pena ser ouvido. Chama-se Radiola Cultural, produzido e apresentado pelo Newtinho e pela Flávia, casados, ela filha do Chico de Assis. São duas horas de puro ecletismo musical, das 20 às 22 horas, de segunda a sexta, na Rádio Cultura AM. Dá para escutar pela internet também. Além de tocar clássicos da MPB e do rock, abre espaço para novos artistas e grupos. Vale a pena sintonizar!

25 julho 2008

Inspiração


Hoje completa a segunda semana que estamos em Poços. Essa época faz a cidade ficar ainda mais agradável. A paisagem é deslumbrante, o verde da mata do Cristo contrastando com o forte azul do céu é de uma beleza ímpar. É uma imagem que povoa minha mente constantemente. Algo como uma marca registrada da cidade.

Apesar de muita gente não gostar, o frio me faz bem. Tenho mais disposição. As manhãs são lindas, o entardecer é poético. É uma das melhores épocas para estar aqui. A mata ainda está bem verde, não secou muito ainda. Não venta como em agosto, o que leva um pouco mais de pó para o ar, tirando um pouco do brilho do céu.

Ainda tenho mais uma semana para aproveitar dessas delícias...

24 julho 2008

Camaleão humano

Índio: Uma das transformações de Zelig.

Um dos filmes que muito marcou a minha juventude foi "Zelig", de Woody Allen. Assisti apenas uma vez, logo que foi lançado, em 1983. Agora, 25 anos depois, consegui uma cópia e pude revê-lo. É impressionante como as sensações podem ser revividas. Tive exatamente as mesmas.
É um falso documentário sobre um indivíduo que toma as características do ambiente onde está, nos anos 20. Por exemplo, se ele vai a um restaurante chinês, ele vai ficando com os olhos puxados, pele amarelada, começa a falar o idioma deles. Se ele vai a um clube de jazz, começa a tocar algum instrumento, fica com a pele escurecida e assim por diante, engorda, vira psicanalista, rabino e muito mais.
Tudo em preto e branco, misturando imagens originais da época e outras produzidas por Woody. Lembro-me que esse filme marcou uma onda de 'falsificações' de cenas. Até o Jô Soares utilizou esse recurso na apresentação de seu programa na Globo. Ele aparecia em cenas históricas, como se houvesse participado efetivamente delas. Só que Woody leva isso a sério e faz um filme inteiro mesclando realidade e ficção. É simplesmente fantástico, na minha opinião. Afinal, todos somos um pouco "Zelig", mudando um pouco de atitude conforme o ambiente, assimilando posturas que não são nossas. Dá para viajar muito em cima desse tema...

23 julho 2008

Providências!!

Nada contra as simpáticas charretes que há anos transportam turistas para lá e para cá aqui em Poços. Mas, alguma coisa tem que ser feita sobre o seu ponto de partida. Ontem, estive na Urca para dar uma olhada na feira de artesanato e o cheiro de urina de cavalo estava insuportável. As charretes ficam esperando os passageiros bem em frente à entrada da Urca, onde acontecem exposições, feiras, shows, peças, etc... Isso se repete há muito tempo. Lembro-me de ir a um show lá e descer do carro com a Adriana, de banho tomado, e ser recebido por aquele ar fétido e repugnante. Chega a dar náuseas, pois são cerca de doze cavalos estacionados, fazendo seu xixi no asfalto o dia inteiro.
E tem outra, hoje em dia, as ruas da cidade estão pequenas para a quantidade de carros que circula. Dizem que Poços tem um dos maiores índices de carros per capita do país. E as charretes, com sua lenta toada, prejudicam o tráfego sobremaneira. Não sei exatamente qual a solução, mas suponho que há de se encontrar um outro ponto para os cavalos e limitar o horário de circulação das charretes. E logo, pois esse problema vem se arrastando faz tempo.

18 julho 2008

Distância

Ando meio afastado do meu blog, né? Faz tempo que não atualizo com freqüência. Estou em período de provas da revista e isso tem me tomado muito tempo. Em breve, retomarei as postagens mais regulares.

16 julho 2008

Toco

Esse negócio de ter um bicho de estimação é complicado. Vou voltar a abordar esse assunto em breve. Ontem, morreu o cachorro que morava na casa da minha mãe, o Toco, o Toquinho... O Rubinho, meu sobrinho, ganhou-o quando tinha 7 anos. Lá se vão 15 anos... Ele acabou entrando na rotina da casa e na vida de todos, especialmente das crianças. O Marcelo o adorava. Sempre ficava animado quando saíamos de São Paulo e dizíamos para ele que estávamos indo ver o Toquinho. A perda faz parte da vida. Mas, que é duro é... Ontem, foi clima de velório na casa da minha mãe. Veja o relato da Alice, uma das minhas sobrinhas, sobre o passamento:

"Hoje, 15 de julho de 2008, por volta das 18:30h, recebemos a notícia que o Toco veio a falecer. É triste, pois eram quase 11 anos junto dele. Ele trazia alegria para a casa, mesmo que fizesse xixi pela casa inteira, começasse a latir às 5:00h. Quando ia viajar, ele ficava me procurando pela casa inteira, andando pra lá e pra cá, indo ao meu quarto. Quando eu voltava, era aquela festa. O Toco era especial, com o seu jeitinho meigo e carinhoso. Quando estava triste, ele ficava ao lado da minha cama, se apoiava nela, e olhava fundo nos meus olhos, parecia que tentava falar alguma coisa. De 4 meses pra cá, ele ficou diferente, e isso, não deixou que ele perdesse seu jeito especial de ser. Agora, deve estar, olhando por todos nós, que um dia, fizemos parte da vida dele. Obrigada por tudo Toquinho, pelos momentos cheios de alegria que você nos proporcionou. E tenho certeza, que todos nós vamos lembrar do cachorro, do companheiro, do amigo maravilhoso que você foi. Pra sempre o meu menino, pra sempre o meu melhor amigo."

Alice

14 julho 2008

Aniversário da Adriana

Hoje é aniversário da Adriana. Queria aproveitar para dizer do orgulho que tenho de tê-la ao meu lado já por 26 anos. Minha companheira de todos os momentos, bons e ruins. Pessoa de força enorme, imensurável. Tanta que faz passar para as pessoas ao seu redor uma aura de segurança que contagia. Excelente mãe, zelosa ao extremo, adorada por nosso filho.
Ela merece toda a alegria do mundo!!!
Parabéns!!! Saúde!!!

12 julho 2008

Areia movediça

Quando eu era moleque, morria de medo de areia movediça. Para falar a verdade, ainda tenho um pouco de receio de encontrar alguma poça com ela nas caminhadas mata afora... Era muito comum nos desenhos animados e filmes de ação da minha infância o herói ficar preso na areia movediça e correr o risco de morrer ao tentar escapar. Quanto mais se mexia, mais afundava. Lógico, sempre aparecia alguém para ajudar. Somente o vilão não conseguia se safar...
Depois de crescido, por muito tempo, ainda achei que não existia esse tipo de armadilha. Existe e não é tão incomum. Achei na internet um sítio que traz uma explicação bastante esclarecedora de como ser formam e o principal: como escapar da areia movediça.


Agora tô mais tranqüilo, é só relaxar....

11 julho 2008

Robô Ecológico

Wall-e e Eva: casal de robôs

Fui ontem com o Marcelo ao cinema assistir a mais recente animação da Pixar: Wall-E. Ele é um robozinho de uma série criada para limpar a imundície da Terra. A enorme produção de lixo por parte dos humanos fez toda a raça abandonar o planeta. Wall-E acaba sendo o único dos robôs que sobrevive a centenas de anos sem se deteriorar, apesar de já estar bem enferrujadinho...

Ele acaba adquirindo algumas características humanas e possui apenas um "amigo", a barata Spot. Só a Pixar mesmo pra fazer a gente sentir simpatia por um bicho tão nojento. O filme tem poucos diálogos, mais sons e músicas. Mas, isso não o torna chato. Pelo contrário, a atenção fica cada vez mais voltada para a profusão de detalhes que essa animação oferece.
É uma parábola ecológica, uma mensagem forte sobre a situação e o futuro de nosso planeta. Faz bonito tanto para as crianças quanto para os adultos. Vale a pena mesmo.

09 julho 2008

Noites sem sono

Perdi o sono essa noite. Em geral, durmo muito bem. Deito tarde, acordo cedo, meu sono é reparador. Só que de vez em quando, acordo no meio da noite e não há o que faça eu voltar a dormir. Atribuo a situações de stress, tanto atuais como passadas recentemente. Que foi o caso da cirurgia do Marcelo. Mesmo confiando plenamente no médico e sua equipe, fica sempre uma ponta de temor. E passamos duas noites no hospital dormindo mal, com aquele entra-e-sai de enfermeiras, as preocupações normais e o desconforto das 'camas'....

Quando acordo no meio da noite, a cabeça viaja. Penso cada coisa... Nem sempre boas. Soluciono problemas, faço planos, lembro de coisas e pessoas, marco reuniões de trabalho, viro para um lado, viro para o outro, muda a respiração... não adianta... só volto a dormir a hora que a cabeça quer. Ultimamente, uma noite maldormida tem feito falta para mim. No dia seguinte, fico feito um zumbi... Nada que uma boa noite seguinte de repouso não cure!

07 julho 2008

Voltando

Correu tudo bem na cirurgia do Marcelo. Passamos por momentos de tensão, mas isso é normal. Quem não passa? Ficamos dois dias no hospital com ele e voltamos para casa no sábado à tarde. Agora, é cuidar de sua recuperação para que ele possa voltar logo às atividades normais.
Agradeço a todos que mandaram seus pensamentos positivos. É muito bom poder contar com todo o carinho e amizade que recebemos nesses últimos dias...

02 julho 2008

Fora do ar

Ficarei uns dias sem atualizar o blog. O Marcelo vai ser operado amanhã e volto ao computador somente quando estiver tudo sossegado.
Mandem seus influxos positivos.
Agradecido!!!