31 janeiro 2011

Volta ao Cristo


Ontem aconteceu um dos eventos mais bacanas de Poços: a Volta ao Cristo. Milhares de pessoas, na maioria de outras cidades, se reúnem para enfrentar os 16 km de uma prova muito desgastante. Saindo do estádio municipal, passam pelas ruas centrais, sobem o morro do Cristo pelo asfalto e descem por trás, saindo novamente na avenida João Pinheiro. Já participei e sei bem o desgaste de uma prova dessas. Compensa muito pela sensação de superação e pelo belíssimo visual do percurso.

30 janeiro 2011

Hoje faz 9 anos que meu pai, Owen Ranieri Mussolin, não está mais conosco. A pessoa mais doce que já passou por esse mundo!!!
Gostaria de ter somente um pouquinho de sua sapiência.

29 janeiro 2011

Viracopos

Ouço gente reclamando do aeroporto de Viracopos, em Campinas. Dizem que está parecendo uma rodoviária, tamanho o movimento em seu único terminal. Pois bem, acabo de ler na Folha de São Paulo que foi aprovada sua ampliação, será construída outra pista e mais um terminal. Tudo de olho na Copa-2014. Notícia boa para os poços-caldenses que utilizam aquele aeroporto para seus voos.

28 janeiro 2011

Poços na Copa

Li no Mantiqueira de ontem que a Secretaria de Esportes está montando uma comissão para lidar com os assuntos referentes à candidatura de Poços a subsede da Copa do Mundo de 2014. Segundo a matéria, o ex-presidente da Caldense Laércio Martins será o presidente. O texto ainda cita que uma grande dificuldade da cidade é a pista do aeroporto que não suporta pousos e decolagens de grandes aviões.
O caderno de intenções já foi publicado. Acho que ainda dá tempo, a cidade tem muito a oferecer, só que os planejamentos e as decisões têm que ser rápidos e eficientes. Vamos ver no que dá...

27 janeiro 2011

Gabriel Guerra

Amanhã o músico Gabriel Guerra faz show na Urca, a partir das 20 horas. O ingresso é um litro de leite, desses de caixinha. O que for arrecadado será doado para a Santa Casa de Misericórdia de Poços de Caldas. Recentemente, Gabriel postou em seu twitter que estava em estúdio gravando novas músicas. Devemos ter surpresas no show!

26 janeiro 2011

Varginha e a Copa

Varginha está levando a sério a vontade de ser uma subsede da Copa 2014. Essa matéria saiu no jornal esportivo Lance, na versão on-line:

"O América-MG inicia nesta terça, na cidade de Varginha, a segunda fase da sua pré-temporada visando ao Campeonato Mineiro e a Série A do Campeonato Brasileiro deste ano. 
Varginha, localizada ao sul de Minas Gerais, pleiteia ser uma das subsedes da Copa do Mundo de 2014, o que segundo o prefeito Eduardo Carvalho motivou a cidade a convidar o América para realizar a sua pré-temporada no local. 


– O nosso objetivo principal é ser uma das subsedes da Copa. É um grande desafio que temos e para que possa ser alcançado, busquei esta alternativa de trazer times como o América para Varginha, que em troca atuará duas vezes na cidade durante a Série A do Campeonato Brasileiro – explicou. 


Em Varginha, o América realizará treinamentos no Clube Campestre, que dispõe de quatro campos e no Estádio Municipal, conhecido como Melão. 
A estrutura da cidade é apontada pelo prefeito de Varginha como um dos atrativos que fez o América aceitar o convite feito pela cidade. 


– A infraestrutura de Varginha é o nosso grande atrativo. Temos locais de treinamento que muitos clubes da Série A não possuem, Aeroporto com voos regulares, uma boa estrutura médica, proximidade com São Paulo e Rio de Janeiro, além da hospitalidade da cidade, que fez questão de ter o América como o seu time na Série A – explicou o prefeito à reportagem do LANCE!NET. 


Além de receber a delegação do América durante a pré-temporada, o amistoso diante do Cuiabá e a estreia do Coelho no Mineiro, no dia 29, contra o Uberaba, a cidade abrigará as partidas do Ituiutaba no Módulo II do Mineiro e na Série B do Campeonato Brasileiro. 


Bate-Bola Eduardo Carvalho, prefeito de Varginha 


LANCE!NET: Qual é a expectativa da cidade com relação à escolha das cidades subsedes para a Copa. Varginha pode ser considerada uma das favoritas? 


Eduardo Carvalho: Já cumprimos o caderno de encargos e já o encaminhamos para a comissão julgadora. Estamos no aguardo. Posso dizer que Varginha está no páreo, mas enquanto não sai a decisão, vamos procurar mobilizar a cidade com as vindas do América e do Ituiutaba. Isso será essencial para a cidade. 


LANCE!NET: O que representará para Varginha o fato da estreia do América no Campeonato Mineiro ser na cidade? 


Eduardo Carvalho: Será muito importante. Esta estreia já está confirmada para ser Varginha, o que vai atrair muita atenção para a nossa cidade. Não há dúvidas disso. O esporte sempre é destaque. "

25 janeiro 2011

Perdas

De volta à rotina depois de uma semana de folga...
Lamentando a perda de dois bons amigos nos últimos dias, Cachorrão e Ruy. Ambos conheci através do meu irmão, o primeiro um gigante de coração maior ainda. O segundo foi dono da papelaria ArtPel nos anos 80 e atualmente morava em Itupeva. Gente boa de papo que vai deixar saudade.

17 janeiro 2011

Chuvas

Temos que agradecer aos céus a topografia de Poços e o bom senso de nossos administradores do início do século passado. Raramente nossa cidade apresenta problemas de alagamentos ou deslizamentos durante as fortes tempestades de verão. Com exceção do Jardim Kennedy, que alaga todo ano, poucos bairros sofrem como diversas de cidades vizinhas à nossa. A represa Saturnino de Brito, construída há mais de 60 anos, ajuda no controle do fluxo de água e nossos rios e córregos ainda escoam com relativa facilidade o excesso de água.
Só que está na hora certa de nossos administradores passarem a vigiar com mais rigor alguns detalhes para que não soframos no futuro. Os desaterros para construções devem ser feitos com critério. Os rios e córregos também devem ser olhados com carinho, evitando desassoreamentos, canalizações, depósito de lixo, etc... E várias outras medidas preventivas. Não custa cuidar agora para não pagar os altos preços depois.

16 janeiro 2011

Lentidão

E continua o absurdo dos carros de som pelas ruas centrais da cidade. Não bastasse o excesso de veículos e a barbeiragem de alguns motoristas, esses carros de som andam a velocidades reduzidas, com o volume no máximo, atrapalhando o andamento dos outros veículos.
Só eu enxergo isso?

15 janeiro 2011

Doações

O prefeito Paulo Courominas anunciou pelo twitter que Poços vai doar água mineral para as vítimas da tragédia da região serrana do Rio de Janeiro. Ótima atitude. Segundo ele, faltava definir com os Correios a forma de transporte até o local.
Se alguém souber o local que qualquer cidadão pode fazer suas doações, favor avisar-me: admus@pocos-net.com.br .

14 janeiro 2011

Poços 2014


Dizem que Poços quer se candidatar a ser subsede da Copa 2014. Será que dá? Vejam as exigências:
"Cidades brasileiras acabam de receber um mega questionário para caso queiram sediar os treinos da Copa 2014. São dezenas de perguntas e exigências, algumas delas abaixo:
*Em tempos de chuva, o Comitê Organizador está levando o clima em conta. Quer saber de cada cidade índices médios de umidade, precipitação e temperatura desde 2007.
*O COL exige que o hotel que receberá cada uma das 32 seleções tenha, no mínimo, três estrelas e 55 quartos.
*O COL também quer saber qual o piso do entorno do hotel (ou seja, se é de asfalto, paralelepípedo, terra batida, etc…) e quantos funcionários falam inglês, espanhol, francês e alemão."

13 janeiro 2011

Boa contratação

Assim que o Rio Branco de Andradas fechou as portas do seu futebol profissional, pensei com meus botões: "bem que a Caldense poderia contratar o diretor de futebol deles, o Di Conradi". Sempre achei impressionante o trabalho que ele fazia no Rio Branco. Com muito menos recursos e tradição que a Caldense, montava sempre equipes competitivas, conseguia intercessões na poderosa Federação e realizava campanhas regulares. E agora surge a notícia que a Caldense está em contato com ele para contratá-lo. Espero que dê certo e possamos levar o futebol da veterana a vôos ainda mais altos.

12 janeiro 2011

Lula de Mel


A lua de mel do primeiro casamento de Lula com Maria de Lourdes Ribeiro foi em Poços de Caldas. As fotos enviadas pelo amigo Eduardo Daré mostram os pombinhos passeando de barco no Country Club e posando abraçados no que me parece ser a Cascata das Antas. Ela veio a falecer 2 anos depois e ele casou-se com Marizia Letícia.
Outras informações em http://www.memoriadepocos.com.br/2010/10/lua-de-mel-em-pocos-de-caldas.html

11 janeiro 2011

Programação

Por incrível que pareça, o site do festival Música nas Montanhas não traz a programação para o público, apenas os horários das aulas para os alunos. Entrei no site da Prefeitura e lá diz que para saber da programação temos que entrar no site do festival (http://www.pocosdecaldas.mg.gov.br/portal/index.php/leia-mais/70-cultura/1846-festival-musica-nas-montanhas-comeca-neste-domingo). Ou seja, não dá para saber pela vias 'internáuticas'. Ou eu que não consegui encontrar no site?
Recomendo aos interessados a passar na Urca e pegar a programação lá.

10 janeiro 2011

Festival Música nas Montanhas

Fiquei sabendo em cima da hora que o Festival Música nas Montanhas começaria ontem à noite. Acho esse evento fenomenal e já passei na Urca para pegar a programação. Tem um monte de horários e locais para assistir alguma apresentação. Tudo de graça.
Maiores informações: http://www.festivalmusicanasmontanhas.com.br/

08 janeiro 2011

Liquidação

E a fila do Magazine Luiza ontem? Na quarta, por volta de 18 horas, já haviam cerca de 20 pessoas esperando em frente à porta da loja. Protegidas da chuva pela marquise e sentadas em cadeiras de plástico. Até banheiro químico, masculino e feminino, tinha. Suponho que a própria loja tenha oferecido aos seus clientes. Na manhã de ontem, já eram centenas e nem vi o que deu depois que as portas foram abertas...

07 janeiro 2011

Saudosismo...

Toda vez que passo em frente ao Cine São Luís e vejo seu abandono sinto uma angústia danada. Quantos bons momentos passei (eu e todo mundo da minha faixa etária) nessa sala de cinema... Tá certo que nos últimos anos, andava meio caidaço, mas dá dó constatar que não abre mais suas portas. O prédio é perfeito para abrigar um local de eventos como festivais de cinema. É central, tem estilo, arquitetura, história... 

06 janeiro 2011

Chuvas

Esse período de chuvas traz à tona alguns problemas que ficam escondidos pela seca. Na rua Rio Grande do Sul, esquina com Barros Cobra, mina uma torrente de água que atravessa a calçada e vem cair na sarjeta, atrapalhando muito o trânsito dos pedestres que só conseguem passar se pisarem nesse regato. Naturalmente, isso só acontece quando é uma chuva média para forte. A água empoça no estacionamento do Hotel Nacional e passa por um buraquinho do muro (que dá impressão de ter sido feito por mãos humanas). Coisa simples de arrumar.

05 janeiro 2011

Flores

Muita gente criticou os arranjos com flores de EVA espalhados pela cidade, que fazem parte da decoração natalina. Eu não achei feio não. A ideia é boa e deu um colorido diferente às praças e jardins.

02 janeiro 2011

Filme do Encontro de Cruzadistas

Finalmente, ficou pronto um dos filminhos do Encontro Brasileiro de Cruzadistas, que aconteceu em Poços no mês de outubro. Ficou bom, esse tem apenas 2:24 minutos.

http://www.youtube.com/watch?v=81fhqEPDS2o

01 janeiro 2011

Lula em Poços

Nota copiada da coluna de Mônica Bérgamo, de 30 de dezembro passado, do jornal Folha de São Paulo:

João Bittar - 25.abr.1979/Imafotogaleria
"O fotógrafo João Bittar fez esta imagem de Lula em Poços de Caldas (MG), em encontro nacional de metalúrgicos de 1979. "Ele me desafiou. Levantou a camiseta e, quando falou para fotografá-lo, eu já tinha clicado", diz Bittar. A foto, rara, será exposta na primeira semana de janeiro na Ímã Foto Galeria, na Vila Madalena."