04 fevereiro 2009

In$pe$$ão Veicular

É um saco sem fundo. Além de termos que pagar IPVA, Taxa de Licenciamento e Seguro Obrigatório do carro da Adriana que é emplacado em São Paulo, inventaram agora a Inspeção Veicular. Pelo que me consta é só para os veículos daqui da capital. Mas, isso beira o absurdo.

Até concordo que tenhamos que cuidar da emissão de gases poluentes pelos automóveis, afinal o ar de Sampa tem dias que é irrespirável mesmo. Só que é mais uma taxa anual de R$ 52,73. E tem que levar o carro num determinado lugar, depois de agendar um horário pela Internet ou telefone, e receber um certificado de aprovação e um selo adesivo para ser colado no vidro. E essa inspeção deve ser feita apenas pelos veículos fabricados de 2003 para cá. Os mais antigos que, teoricamente, são os que mais poluem NÃO precisam ser vistoriados!?!?!?!?!

Maiores informações no site da Controlar. Algo me diz que isso não vai emplacar...

5 comentários:

  1. Adriano,
    Em Poços não tem destas coisas... Mais um grande motivo para o seu projeto de 12 meses, ou melhor, agora 11 meses....
    Abraço,
    Ricardo Gutierrez

    ResponderExcluir
  2. Golden, é de chatear o esquema que eles aprontam... No fundo, todos nós somos obrigados a concordar com a medida da inspeção, aliás tardia, já que o ar de SP está pra lá de ruim. Nos EUA e Europa, isso já existe há muuuito tempo, em caráter obrigatório, e se não me engano, a inspeção é gratuíta. Aqui, os caras criam mais uma taxa e todo um esquema complicado e incongruente. Qual a razão para a inspeção dos caminhões começar depois - só no final do ano? Aliás, como ficarão os milhares de caminhões mal conservados que circulam pela cidade soltando aquela fumaça preta nojenta e matadora? Por que os carros velhinhos não serão enquadrados agora - fiquei sabendo que somente a partir de 2010...Felizmente, eu e a Pri escapamos desta, pois nossos carros foram emplacados na terra do Japi, embora também circulemos frequentemente em Sampa...Taí mais uma incoerência.

    ResponderExcluir
  3. Mais uma taxa, mais uma medida que não irá resolver nada...

    ResponderExcluir
  4. Prezado Mussolin.

    Após um longo período de folguedo e trabalho dobrado (conforme lhe disse no e-mail) volto ao seu blogo. E, para com descrédito, afirmar que essa "in$pe$$ão" tem como objetivo primeiro a arrecadação, vez que não creio que os mais atentos não tivessem tido o cuidado de mandar que os automotores mais velhos (em tese os mais poluentes) fossem os primeiros da fila. Incompreensível, né?

    ResponderExcluir
  5. Oi Adriano,aqui nos EUA esta inspecao e anual e para todos os carros independente do ano e pagamos por volta de $40 mais ou menos.

    Um abraco,

    Jaqueline

    ResponderExcluir