23 abril 2011

Faixa, pra que serve?

Fiquei contente ao ver que o setor competente da Prefeitura havia colocado uma faixa de pedestres bem em frente ao supermercado San Michel da rua Pernambuco. Afinal, outro dia quase havia sido atropelado, juntamente com meu filho, por 3 bicicletas que transitavam na contramão, no mesmo local. Se bem que a faixa não impede os ciclistas de cometerem essa infração, mas dá um pouco mais de segurança. Impressionou-me ainda uma pintura no início da faixa, bem instrutiva:
O que eu não contava era que no exato momento em que comecei a atravessar a faixa um carro estacionou exatamente em cima da faixa, na outra calçada. Isso porque o supermercado oferece dezenas de vagas em seu estacionamento próprio. O que leva um motorista habilitado a estacionar justamente em cima da faixa de pedestres? Que razão pode levar um ser humano a fazer tal disparate?

3 comentários:

  1. u tenho lido seus ultimos posts por aqui que só vem comfirmando uma coisa que a alguns anos eu venho percebendo em poços, além da falta de educação no transito, que já é um problema diferente digamos. A cidade está prestes a entrar num colapso. Eu sempre fui a Poços e gostava de andar pelas ruas nesta época do ano tomando um café aqui outro ali. Hj a cidade me parece estar com sérios problemas de infraestrutura principalmente devido a quantidade de carros que a cidade já não comporta mais nas avenidas e ruas centrais, é uma pena que o transito quase insegurança numa cidade turística e bonita como Poços.

    ResponderExcluir
  2. Renato Moretti Uchida - Brasília - DF26 abril, 2011 21:01

    A solução para o respeito à faixa de pedestres é muito simples.
    MULTA PARA QUEM DESRESPEITAR. E multa pesada.
    Precedida de uma campanha educativa, todos têm a ganhar.
    Sabendo preparar a população(motoristas e pedestres), será um sucesso, como aconteceu em Brasília, cidade exemplo no quesito de respeito à faixa.
    Aqui, os carros param mesmo, e a incidência de multas para quem não respeita a faixa quase não existe, porque o conceito de que a faixa é destinada EXCLUSIVAMENTE aos pedestres é bem difundido.
    Vamos lá Poços, ser exemplo também.
    Convido as autoridades de trânsito da cidade a conhecerem o sistema de Brasília.

    ResponderExcluir
  3. Duas hipóteses: temos uma proporção de seres humanos acéfalos bem maior que a de muitos países por aí; ou talvez a espécie humana deva ser mais de uma, porque é difícil acreditar que eu tenho o mesmo nome científico de figuras desse porte.

    ResponderExcluir