13 março 2008

À Beira do Caos

Mesmo sendo um imenso canteiro de obras, São Paulo está à beira do caos. Especialmente, o trânsito. A cada dia 800 carros entram em circulação nas ruas da capital paulista e as vias para trafegar continuam as mesmas. Simplesmente, não há espaço para tantos automóveis.

Isso não é nenhuma novidade. Há muito tempo, urbanistas e especialistas têm alertado para esse perigo. A prefeitura já tomou algumas providências ao longo dos anos: rodízio, corredores de ônibus e motos, viadutos, novas linhas de metrô, etc... Mas, não é o suficiente.

Até a estabilidade econômica que estamos vivendo colabora com esse caos. As facilidades de financiamento de um carro estão maiores. E todo mundo quer um carro.

O transporte coletivo por aqui é bastante ineficiente. Os ônibus estão constantemente abarrotados, o metrô já não suporta tanto movimento e os trens têm poucas linhas. Não há solução a curto prazo. Apenas com muito investimento e fiscalização eficiente pode-se achar uma saída. Mesmo assim, não acho que vai ser fácil.

2 comentários:

  1. o título mais adequado não seria: Vivendo o caos?

    Uchida

    ResponderExcluir
  2. Prezado Mussolin.

    Aqui em BH o caos nas vias, também, é regra.

    Trata-se de uma cidade que foi "planejada" com cruzamentos a cada quarteirão, e propositadamente diminutos, a fim de que mais lotes fossem disponiblizados.

    Tenho reduzido minha atividade no escritório, para horários em que não encontro os fluxos de ida e volta.

    Com isso estou ficando mais vagabundo (rsrsr).

    Feita essa pequena digressão, digo-lhe que se trata de uma situação vivenciada em todo o mundo.

    Nunes

    ResponderExcluir