18 julho 2007

Até quando???

Será que ninguém vai tomar uma atitude? Mais um acidente de avião de grandes proporções. Mais famílias sofrendo pela perda abrupta de um ou mais membros. Quase 200 mortos...
Não há apenas um culpado. É uma série de fatores somados. Desde a inoperância do Governo Federal na questão dos controladores, passando pela irresponsabilidade de um órgão em liberar uma pista ainda não totalmente terminada, entre outros. O que não pode é ficarmos passivos apenas esperando o próximo acidente acontecer.
Há muito tempo que se fala das condições do aeroporto de Congonhas. Ele é muito central, com um movimento altíssimo, sofrendo intereferência de rádios-piratas, com pista escorregadia e relativamente curta. Isto é, a receita da tragédia.
Quando planejaram a rodovia dos Bandeirantes, foi deixado aquele largo canteiro central para a construção de um trem rápido que ligaria a capital paulista ao aeroporto de Viracopos, em Campinas. Lá sim, há espaço para ampliações e condições de se instalar um campo de pouso apto a absorver todo o movimento da capital. Agora, estão alargando a rodovia e não há mais jeito de se construir a ferrovia. Interesses escusos. Os mesmos que levaram o Governo de São Paulo a construir um aeroporto em Guarulhos, numa área muito sujeita a neblina, e sem transporte público eficiente para os passageiros. Agora vão começar a construir um trem rápido até lá. Mais interesses escusos.
O movimento de passageiros voando de avião está aumentando ano a ano e São Paulo não está sabendo lidar com os problemas que acompanham essa alteração. Enquanto isso, todos os dias, milhares de passageiros e cidadãos comuns correm risco de perder suas vidas.
Não dá!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário