10 agosto 2007

Trem-bala já!!!

Ontem fui pra Poços de carro sozinho. Tinha umas coisas para resolver lá e saí cedinho de Sampa. Fui pela rodovia dos Bandeirantes. Durante a viagem comecei a pensar como seria se o projeto do trem-bala ligando São Paulo a Campinas fosse implantado. O vão que existe entre as pistas de ida e volta dessa rodovia foi projetado para isso. Seria ótimo, não? O traçado já está pronto, é praticamente reto e plano. O aeroporto de Viracopos, que poderia ser a a solução para o problema aéreo da capital, fica numa região que aceita tranqüilamente uma ampliação. O tráfego de carros nas estradas diminuiria. Qual o motivo mesmo desse projeto não ser implantado?
Aliás, o transporte de cargas e pessoas por via férrea poderia ser mais explorado no Brasil. Diminuiria o número de acidentes, a poluição do ar, o custo dos fretes, o consumo de pneus, as estradas não sofreriam tanto desgaste, entre outras vantagens. Nossa, esqueci dos pedágios... alguns privilegiados não arrecadariam tanto.... Recolheríamos menos impostos dos combustíveis... Porque não construir mais as ferrovias mesmo?

Um comentário:

  1. Eu falo isso da falta de ferrovias no Brasil há trocentos anos. Essa semana, estou estudando no curso de Alemão política, economia, geografia e história do país. Comparar com o Brasil é uma piada. Infelizmente, nós tupiniquins nascemos numa terra sem vontade política - eu disse vontade política, e não dos políticos. Porque o povo também tem (ou deveria ter) participação ativa na política de um país. Política não é apenas assumir um cargo depois de ser eleito.

    ResponderExcluir