26 abril 2008

Além da Medicina

Nesses 16 anos de idas e vindas com o Marcelo a médicos, passamos por todos os tipos de profissionais. Já vimos de tudo. Desde médicos sem paciência, antipáticos, seres superiores, etc... até outros agradáveis, educados, verdadeiros mestres. O que um paciente procura não é só o profissional que saiba tudo, mas também aquele que saiba transmitir esse conhecimento, que procure falar sua língua, que entenda a ansiedade pela qual o paciente e sua família estão passando.

Estivemos com o Marcelo no dr. Miguel Srougi essa semana. Ele é um bom exemplo disso, acompanha o Marcelo desde que tem uns 2 anos. É um médico especial. Possui um currículo espetacular, titular da cadeira de urologia da Universidade de São Paulo, obras publicadas, etc., uma verdadeira referência no assunto. Mas, não é isso que chama a atenção nele. Ele é um cara humano. Ele se envolve, muitas vezes a gente saiu do consultório dele e ele estava com os olhos marejados. Sempre diz uma palavra amiga, um conforto, um elogio. Um toque que vai além da área médica. Uma palavra amiga mesmo.
Já conversamos com outros pacientes dele, que não são poucos, alguns inclusive de Poços de Caldas, e todos são unânimes: ele é diferente. Alia seu imenso conhecimento a um contato humano com o paciente.


2 comentários:

  1. Realmente um grande ser, um exemplo de que ser uma referência médica não precisa ser "estrela".

    ResponderExcluir
  2. A possibilidade da cura encontra-se na interpretação humana do paciente. Esse, composto por três grandes forças: Biológica, psíquica e social.
    A interação entre o médico e o paciente deve transcender a linha que divide quem tem o conhecimento científico e quem o procura. Quem necessita de tratamento é o paciente, não a doença.

    ResponderExcluir