09 maio 2009

Pirogravura

Outro dia estava passeando no Shopping Iguatemi quando passei em frente à recem inaugurada loja de Christian Louboutin. Eu nunca tinha ouvido falar, mas a Adriana disse que ele é um cara famoso que cria sapatos caros, sempre com o solado vermelho. Mas, o que me chamou a atenção na loja foi o revestimento externo de suas paredes. São centenas de quadradinhos de madeira pirografados. O visual ficou muito interessante. Agradável.
São centenas de desenhos diferentes. Esse tipo de visual me agrada demais.
Acho que gosto de pirogravura por causa do Polivalente. Foi a primeira escola que estudei em Poços, que deixou profundas marcas na minha formação. Lá tínhamos 4 aulas especiais que me trouxeram experiências e conhecimentos indeléveis:
1) Práticas Agrícolas - Os alunos lidavam com a terra, capinavam, manejavam enxadas, plantavam, cuidavam de horta, colhiam, até dirigiam tratores.
2) Artes Industriais - A criançada mexia com madeira, couro, pirógrafo, argila, forno, serra circular, tico-tico, lixas, tintas, etc...
3) Técnicas Comerciais - Os alunos lidavam com compra e venda de produtos fictícios, débito e crédito, movimento bancários, etc...
4) Educação Para o Lar - A criançada cozinhava, lavava, passava, trocava bebês (na verdade bonecos), dava banho, costurava, etc...
Para um pirralho de 11 anos, saído da redoma familiar criada por morar em São Paulo, esse tipo de aprendizado foi espetacular. Era muito bom. Acho que hoje não existe mais isso, existe? Sempre agradeço por ter tido essa oportunidade de aprender dessa maneira. Acho que é uma formação que poderia ser mais difundida.

2 comentários:

  1. Interessante este painel. Gosto das artes feitas em madeira, mas temos que ficar de olho nos artistas que a utilizam como matéria prima...Tem que ter proscedência e ser certificada, caso contrário a obra se perde, concorda? Você citou o Polivalente e logo me lembrei da nossa adolescência em Poços... Você e o Paul sempre falavam no colégio...No seu caso, como é bom olhar para tras e ver que foi privilegiado na formação educacional, né! As recordações que ficam serão sempre boas! Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Ganha um doce se lembrar o nome da professora de Educação Para o Lar... Dou-lhe 1, dou-lhe 2, dou-lhe 3... Perdeu...
    Profa. Judite...
    E a marca do trator????
    - Yanmar.
    hehehe

    Apostas à parte, foi uma ótima lembrança. Lições nunca esqueçidas.

    :-)

    good old times...

    ResponderExcluir