16 agosto 2010

Corrida de Baratinhas


Sensacional foto enviada pelo amigo Albert Cagnani ao meu irmão, Luciano. Poços foi palco de várias corridas ao longo do século passado. Já vi outras fotos muito bacanas. Inclusive uma do pai do Émerson Fittipaldi, o "barão" com os filhos ao lado de um bólido. Alguém sabe a razão de essa tradição ter acabado?

2 comentários:

  1. Adriano, realizar uma corrida em circuito de rua exige hoje em dia uma logística colossal, por questões de segurança e bloqueio do trânsito.
    Mas que são sensacionais, são. Veja os casos da cinquentenária prova de Mônaco ou da extinta "Targa Florio".
    Sobre a imagem acima, simulei o provável traçado da "Pista de Poços" em

    http://www.memoriadepocos.com.br/2010/07/ases-do-volante.html

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Renato M. Uchida17 agosto, 2010 22:10

    Adriano,
    Estas corridas de rua tinham o nome de "Circuito de Poços de Caldas", que acabaram, além do problema de logística que o Caruso mencionou em seu comentário, justamente pelo fator segurança.
    Se não me engano em 1959, o carro pilotado pelo Camillo João Christofaro perdeu o controle e avançou para cima da calçada, onde um jovem que havia saído do trabalho naquele momento, foi colhido pela roda do carro, e teve fratura gravíssima, que resultou em danos irreparáveis na rótula esquerda, diversas cirurgias e complicações de saúde, além de dois anos em hospital e atraso na faculdade de Direito... Seu nome? Luiz Carlos Uchida.
    Eita!!! Mas o charme destas corridas não deixou de existir, tanto que elas duram até hoje. Graças a Deus, em circuitos com toda segurança.

    ResponderExcluir