30 agosto 2010

Varginha na Veja

A publicação da matéria sobre o crescimento das cidades médias, na última edição da revista "Veja", causou muitos ciúmes aqui por Poços. O texto mostra o crescimento que a vizinha cidade de Varginha está tendo com a instalação de novas indústrias. Eu, pessoalmente, acho bom, em algum sentido, que as indústrias não se instalem aqui. Varginha tem facilidade de acesso para escoamento da produção e Poços tem outra vocação natural: turística. A meu ver, deveríamos fomentar essa rentável atividade por aqui. Cuidar bem de nossos pontos turísticos, criar outras atrações e trazer eventos importantes. Nossa vocação é turística.
Isso é assunto para muitas e muitas páginas ou horas e horas de conversa.

4 comentários:

  1. Perfeito. Poços tem absoluta vocação turística e as atenções devem ser focadas nesta direção. Desejar uma vocação que a cidade não tem é perda de tempo. K entre nós, sempre ouvi dizer que entre Varginha e Poços há uma richa antiga, it´s true? Abs!

    ResponderExcluir
  2. Incentivo a fomentação do turismo, mas creio que somente sua vocação turística não consegue girar a máquina de uma cidade como Poços. Ficariamos reféns da sazonalidade e de outros problemas comuns a destinos turísticos, vide Campos do Jordão. Uma indústria e um comércio forte são essenciais para o desenvolvimento local e regional e fundamentais para a retenção de profissionais qualificados, que em outrora precisavam sair da cidade para encontrar um bom trabalho e buscar algo a mais. A palavra é sustentabilidade, como conciliar todas as atividades dentro de um limite saudável?

    ResponderExcluir
  3. O turismo é uma indústria que não polui e, num nível profissional de verdade (coisa que quase todo o Brasil ainda não tem), gera empregos inteligentes.

    ResponderExcluir
  4. Acredito que o crescimento deva ser ordenado e com qualidade. Vejo que Poços de Caldas está buscando parcerias com empresas não poluidoras e encentivando o crescimentos do seu polo industrial já existente. São posições diferentes na forma de administrar.

    ResponderExcluir