03 maio 2008

Reatech

Marcelo observa os profissionais colocando um paciente para uma sessão de equoterapia

Sábado passado fui com o Marcelo a uma feira chamada Reatech. Nunca tinha ouvido falar e achei que poderia ser interessante, pois abrange a área de reabilitação e tecnologia nessa área. Foi no Centro de Exposições da Imigrantes.

Dá pra perceber que é uma feira nova, com pouco tempo de vida, mas que tem tudo pra crescer e está crescendo. Várias montadoras de automóveis colocaram stands, como Volks, Chevrolet, Fiat, Toyota, Renault, Peugeot, etc... Uma firma que só faz adaptações em carros, a Cavenaghi. Nem sabia que existia e fiquei impressionado com cada coisa que eles fazem para facilitar a vida de cadeirantes e deficientes físicos. Firmas que ajudam no processo de aquisição de automóveis com isenção de IPI, IPVA, etc... também estavam lá.
A exposição de caprinos era uma das atrações mais procuradas

Fábricas de cadeira de rodas tinha várias. Stands com oportunidades de emprego, de instituições. Uma exposição de animais caprinos, que o Marcelo adorou. Uma pista de equoterapia, com 'test-drive' gratuito nos cavalos. Stands com pintores que pintam com a boca ou com os pés com trabalhos incríveis. Uma área para shows e apresentações de artistas com deficiências. Stands com empresas que fabricam órteses, próteses e toda sorte de equipamentos para a locomoção e transporte de pessoas com dificuldades. Parquinho de diversões com brinquedos adaptados, como balanços, tirolesa, etc.. Quadra de esportes com espaço para as crianças cadeirantes brincarem. Exibição de atletas do basquete em cadeira de rodas. A HP expôs suas soluções para deficientes visuais. Existe cada coisa que a gente nem imagina.

O melhor é o público. São tantas pessoas, com tantas dificuldades. Gente que aciona a cadeira de rodas com o queixo, outros sem os dois braços e as duas pernas e uma infinidade de problemas. Mas, o que mais chama a atenção é a a alegria. É um espaço de gente feliz, pessoas que vêem o mundo por uma outra perspectiva. Choca um pouco à primeira vista, dá uma certa angústia. Isso some em poucos minutos, quando se é contagiado pela força intrínseca dessas pessoas.




Um comentário:

  1. Adriano,aqui esta um site que achei que poderiam gostar.
    Um grande abraco para voce e sua familia!

    Jaqueline Monteiro

    tommyhollenstein.com

    ResponderExcluir