02 maio 2008

Novela

Recebi do cunhado Gabriel uma mensagem que me chamou a atenção. Não assisto a novela das 8 (que começa às 9) da Globo, mas considero o assunto muito relevante:

"Meu caro cunhado jornalista. Por favor, reflita e comente o tema: TV Globo: Inflamação nos telejornais, combustão nas telenovelas. Em meio ao meu cansaço e apetite, mecanicamente me alimentava diante da TV. Após o fuá do Ronaldinho com os travecos no motel, me deparo com a tal novela das oito movimentando um enredo que me deixou estupefato. Uma tal moça despejando fúria mortal à criança que aparentemente na trama é empecilho ao suposto bom relacionamento do casal . Não sigo a novela e não tenho imformações precisas do fato. Mas , imediatamente fui remetido ao caso Isabella. A personagem desejou morte. Felizmente, voltei à tona e desliguei a televisão com um Q de Quase que entrei na onda destes narcômanos de um horário tão nobre dos lares brasileiros."

Certamente, a televisão ocupa uma posição forte na criação de uma consciência coletiva. E essa ação pode ser positiva ou negativa. Em geral, a primeira opção é a que leva vantagem. É muito simples, basta ligar o aparelho que as mensagens nos chegam, através de imagens. Esse "caso Isabella" está sendo superexposto em todo os meios de comunicação e existe uma possibilidade real de que a repercussão não seja a esperada. Se, por um lado, espera-se que as agressões às crianças sejam diminuídas, todo esse destaque pode acabar por estimular ainda mais tão enojantes fatos. Há de se ter cuidado com esse excesso de informações. A novela pode promover esse debate encaminhando-o para o lado bom da coisa. É uma responsabilidade enorme!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário