12 maio 2008

Go Speed Racer

Não, o Mach 5 e o Speed não são patrocinados pelo McDonald's

O desenho Speed Racer, aquele original, faz parte da minha infância. Confesso que nunca gostei muito. Achava muito tosco e olha que não era uma época de muita qualidade técnica nas produções. Lembro-me de assistir de vez em quando, mas sem adorar. Preferia os Herculóides, Fred Flintstone, Pica-Pau, Pernalonga, Beep-beep e outros.

Mas, diante dessa campanha de marketing para o lançamento do filme do Speed Racer e pelo gosto do Marcelo por corridas, resolvi ir ao cinema ver se realmente vale tanto escarcéu. É um misto de filme com atores de verdade, entre eles John Goodman, Susan Sarandon e uma surpreendente Christina Ricci, animações e toneladas de efeitos especiais.

O desenho original é apenas um fiapo de argumento para a demonstração de recursos visuais e sonoros. Muita música alta, muitas cores, muitos closes dos personagens (como no desenho), 'pegas' mirabolantes em pistas irreais e as inevitáveis lições de moral. Há até uns lances meio "Matrix", alguns congelamentos de imagens e outras passagens. Faz sentido, afinal a direção de Speed Racer é da mesma dupla de cineastas, os irmãos Wachowski.

Não é o tipo de filme que gosto hoje em dia. Mas, valeu a pena assistir para acompanhar o grau de desenvolvimento das técnicas de animação que o cinema pode oferecer atualmente. Creio que fará sucesso em vídeo e nas sessões da tarde. Agora, o que eu realmente gostei foi do trailer de Agente 86...

Sim, será lançado em junho o filme do atrapalhado agente, com Steve Carell como Maxwell Smart e Anne Hathaway como a agente 99. Esse sim eu gostava e continuo sentindo saudades de acompanhar as aventuras da Kaos e do Controle... Espero que minha expectativa seja correspondida.

Um comentário:

  1. O texto serve bem pra mim. Esse desenho não me agradava, como de resto as animações baseadas no estilo Mangá.
    O filme também não me atraiu. Sei lá o que se passa comigo, pois gosto de ler histórias como A Bússola de Ouro ou Eragon, mas na hora de ver filmes, meu interesse caminha por outras paragens...
    Zé Elias

    ResponderExcluir