20 agosto 2008

Considerações Olímpicas - 2


Depois do vexame de ontem do futebol masculino, fiquei a pensar. O que compensa mais, investir em atletas individuais, como César Cielo, ou num esporte coletivo como o futebol? Atletas individuais podem trazer uma medalha e gasta-se muito menos para levá-lo para a Olimpíada. Ao passo que o futebol é composto por quase 20 jogadores, comissão técnica, dirigentes, etc... e pode trazer apenas uma medalha também. Mas, temos um sentimento ruim de nunca ter conseguido a medalha de ouro nesse esporte. Orgulho ferido. E tudo feito sem planejamento....

Sábado passado li no Blog do Marcelo Tas uma ótima análise da medalha de ouro conquistada pelo Cielo. Vejam:

"Claro, é emocionante ver Cesar Cielo se tornar campeão olímpico, o homem mais rápido de Pequim nos 50 m. Um grande atleta, patrocinado por sua abnegada e honrada família de Santa Bárbara d'Oeste, interior de São Paulo.
Triste demais é ver as patéticas comemorações galvãobuênicas na TV. Como se, de um momento para outro, o Brasil através de Cielo se tornasse uma potência no esporte. A barulheira boboca tenta, mas não esconde, a tragédia que é o esporte brasileiro. Cielo só conseguiu seu feito histórico porque está há três anos treinando nos Estados Unidos. É um talento que se desenvolveu justamente porque se isolou da mediocridade que é a política pública para o esporte olímpico verde-amarelo.
A dura realidade é que antes de Cielo estávamos em 38º, atrás de potências como o Vietnã, no quadro de medalhas. Agora, com esse ouro isolado, estamos em 27º, atrás de "gigantes esportivos" como Mongólia e Romênia. Pessoal, vamos combinar: O Brasil é um vexame olímpico! Cielo, uma exceção e não produto da "pujança esportiva" brasileira, como querem os eufóricos locutores berradores e bobocas."

2 comentários:

  1. Dri: falando em Cielo teinar fora, lembrei-me de uma medalha de ouro "nossa" na ultima olimpiada: Rodrigo Pessoa, um cavaleiro Brasileiro que mora e pratica o Hipismo na Bélgica desde de infante, montando (Baloubet do Ruet)um cavalo Francês.
    Fala sério!

    ResponderExcluir
  2. Concordando com a lógica... Seu comentário faz todo sentido, Golden, o do Tas, toda razão. Aliás, sobre o que escreveu o Tas, é uma percepção que todos nós deveríamos ter, mas não conseguimos. Talvez, pela carência que pesa em nós brasileiros, somos incapazes de enxergar as verdades. E, convenhamos, sem uma política planejada para o esporte, iremos colecionar vexames olímpicos. Não é verdade?

    ResponderExcluir