15 março 2009

Ressonância Magnética


Já me disseram que fazer Ressonância Magnética é ruim. Não é não. É MUITO ruim.... Admiro quem já passou pela experiência sem traumas ou percalços.

Não é de se estranhar que muitos não consigam chegar ao fim do exame. Alguns só o fazem à base de sedativos. Já outros enfrentam a situação numa boa. Deita-se numa maca estreita, o operador coloca uns apetrechos e um fone de ouvido, te dá uma campainha para ser acionada caso você sinta algum desconforto e te empurra para dentro do túnel. A sensação é de estar sendo enterrado vivo. Não se vê nada além da parte interna do túnel a 5 cm do seu nariz. A partir daí, deve-se ficar completamente imóvel. E fica fazendo uns sons altos, repetitivos, constantes. O fone é essencial.
Fiz uma do ombro quinta passada. Ao entrar no túnel, o coração passou a bater mais forte e rápido. Pensei comigo: "vou ter que usar minhas técnicas de concentração". Tentei regular a respiração, meditar, Ioga, oração, desligamento geral, sono. Sabe o que deu certo? Eu havia escutado o 'Abbey Road' dos Beatles e pensei em reproduzi-lo mentalmente, música a música. E assim foi. Fiquei cantarolando mentalmente e o tempo passou. Acabei me acalmando com isso. Durou uma meia hora. Gostei da técnica, mas espero não ter que empregá-la tão cedo.

14 comentários:

  1. Prezado Mussolin.

    Já fui "agraciado" com um exame deste. Todavia de barriga para baixo, mas com o queixo apoiando a cabeça, que permaneceu esticada.

    Com não mais que dois minutos a sensação de desconforto e a dor se apresentaram. Enquanto isso o "técnico" ficava dizendo que "está acabando" e "não se mexa".

    Na noite desse dia tive que tomar um relaxante muscular e fiquei us bons dias com o pescoço dolorido.

    Retornando ao consultório, disse ao médico que aquele exame eu não faria mais. Ele riu e me disse que de fato "era mesmo um incômodo". De pronto rebati e sugeri, à título de experiência, que ele também deceria fazê-lo. Por certo não o fez e não o fará.

    Eta maquininha ordinária.

    Por último: antes os médicos examinavam e tratavam o paciente. Agora, não nos olham e leem os exames. Para tanto, estou me habilitando e pretendo ser leitor de exames. Com o resultado, após estudo, prescrevo o tratamento.

    É mentira, Terta?

    Do amigo,

    Nuninho.

    ResponderExcluir
  2. Que coisa hein! Espero não passar por isso... Meu irmão Ricardo também entrou no túnel do ano passado e só ele pode contar "melhor" a experiência durante e pós... Fiquei impressionado. O Paulo me contou sobre o seu ombro lá em Poços e eu não imaginei que chegasse ao ponto de um exame assim... Boa sorte Golden!

    ResponderExcluir
  3. Gordo : já passei por isso numa ressonância do joelho. Senti pavor, vontade de dizer para parar e sair correndo, mas fiquei envergonhado e aguentei firm. Interessante,não sabia que isto era comun com outras pessoas?
    Melhoras no ombro.
    Abrãção
    Edson Reis

    ResponderExcluir
  4. Adriano,
    Na primeira vez, aguentei firme e saí com síndrome de pânico. Agora, só com anestesia...
    Ricardo

    ResponderExcluir
  5. Bom, acho que posso falar com todas as letras: eh pavoroso, horripilante. Afinal, passei 1 hora e 15 minutos dentro daquele caixao, porque fiz dois exames da coluna.
    Quando finalmente relaxei da sensacao de ser enterrada viva, iniciaram os barulhos indescritiveis (ninguem havia me falado disso). Nao sei como suportei, sinceramente ainda nao acredito. O lado bom: nao tenho medo de mais nada na vida, depois de tal experiencia. Um beijo a todos. Isadora.

    ResponderExcluir
  6. Boa noite, eu fiz este exame no dia 26/11 e realmente é horrível a sensação de ficar na mesa e ela se movimentar entrando no aparelho no início eu pensei meu braço não vai passar porque eu sou grande e o espaço e pequeno depois relaxei, mas realmente o pior e o barulho que deixa a pessoa nervosa, mas segui as instruções não me mexi e o exame foi feito rapidamente da lombar. Hoje já existem aparelhos diferentes deste que fiz o exame, mas não é em todo lugar que existe ele é mais caro. Um abraço a todos.

    ResponderExcluir
  7. Alguem que descobriu que é uma marica03 junho, 2011 20:05

    Terrivel o exame!!!!!!!!!!
    parabens a quem consegue ficar mais de 10 minutos dentro do caixão do capiroto!

    ResponderExcluir
  8. Nossa gente vou fazer e li esses comentários estou morrendo de medo agora ... socorroooo!!!

    ResponderExcluir
  9. Realmente este exame é terrível.Não sabia dos barulhos ensurdecedores e levei um susto qdo começaram. Tentei relaxar, fiz meditação, rezei, e nada....não acabava nunca!!! Tive vontade de tocar a campanhia e sair correndo, mas aguentei firme até o fim. Saí de lá, tremendo e totalmente zonza..Graças à Deus já passou..Bjs à todas a vítimas..rs

    ResponderExcluir
  10. FUI FAZER E A MEDICA ME PERGUNTOU: VC TEM SINDROME DO PANICO, FOBIA? EU FALEI PQ? EU ACHO QUE NÃO VAMOS VER,MAIS QUANDO COLOCARAM AQUELA GRADE NA MINHA CABEÇA E ME EMPURRARAM PRA DETRO DO TUNEL COM AQUELE FONE EU FALEI MEEETIIIRAAA DAAA QUIIII MOÇAAAA E APERTEI O ALARME E DISSE A ELA: NÃO TENHO CONDIÇÕES NENHUMA DE FAZER ESTE EXAME DOUTORA,AÍ ELA ME DISSE:AGORA SÓ COM SEDATIVO QUERIDA. NEM VOLTEI MAIS LÁ NEM COMO E NEM SEM SEDATIVO MAIS GRAÇAS A DEUS OS OUTROS EXAMES QUE FIZ ANTERIORESACUSARAM QUE O MEU PROBLEMA ERA LABIRINTITE KKKKKKK

    ResponderExcluir
  11. william almeida25 abril, 2012 18:26

    Eu fiz ontem aqui em Brasilia, fiquei ao todo 30min, pedi pra sair com 10min e tive que refazer mais 20min, é terrível, pensei em várias coisas durante o procedimento para passar o tempo, algumas vezes parecia que eu estava ficando com falta de ar, ai relaxava e respirava forte, só posso dizer que esse exame não é pros fracos! É Punk..

    ResponderExcluir
  12. Fiz o exame sabado (09/06/12) e garanto nao eh nada facil! C vc nao c controlar ao entrar no tunel vc entra em panico.. O meu foi sussi aguentei firme, so no comeco q a Doutora me pdiu pra parar d mxer a mao e respirar mais dvagar, acreditem nos ultimos 5 minutos me deu ate sono! Mais nao qro fazer esse exame nunk mais.

    ResponderExcluir
  13. AF!!!! PENSEI QUE FOSSE MORRER HOJE E OLHA Q O APARELHO NAO ERA UM TUNEL! FOI A SEGUNDA VEZ Q FIZ, A PRIMEIRA FOI MAIS TRANQUILO FOI NUM TUNEL Q SE MEXIA FIQUEI TONTA KKK, HOJE FOI NUMA MAQUINA Q FICAVA UMA MESA REDONDA E UMA GRADE ENCIMA DE MINHA BARRIGA,FIZ DA COLUNA TOTAL, ENTÃO O TECNICO ME DEIXOU LA SOZINHA SEM CAMPAINHA E SEM FONE DE OUVIDO JA SOU ANSIOSA1!!! POR FIM NAO AGUENTEI, O CHAMEI UMA, DUAS, TRES VEZES NINGUEM APARECEU AI SAI ME ARRASTANDO DO LADO DE TRAZ KKKKK E SAI DA MAQUINA APAVORADA SENTI UMA PRESSÃO NO ESTOMAGO E NO PEITO MEU CORACAO PARECE Q IA SAIR DE DENTRO DE MIM, CREDO NAO QUERO FAZER ISTO NUNCA MAIIIIIIIIIIISSSSS

    ResponderExcluir
  14. que isso galera, o exame é tranquilo, você entra dentro do tunel de boua, poe o fonesinho la e fica escutando ums barulhos, nada de mais, no final sai um pouco zonzo, mais nada que tema!
    Eu fiz hj, e tô tranquilin, vì gente ai escrevendo que tem que tomar injeção pra entrar, =O oloco meu!

    ResponderExcluir