20 maio 2009

Heaven and Hell

Até essa hora ainda dava para a gente conversar...

Depois de matar a vontade de ver Deep Purple, chegou a vez do Black Sabbath. Duas de minha bandas preferidas desde sempre. Bem, não é aquele Black Sabbath original, com Ozzy Osborne nos vocais e Bill Ward na bateria. Hoje a banda se chama "Heaven and Hell" e traz os originais Tony Iommi na guitarra e Geezer Butler no baixo e no vocal Ronnie James Dio e as baquetas ficam a cargo de Vinnie Appice. O nome da banda deriva de um disco homônimo do Sabbath, que foi gravado com essa mesma formação de agora...

É complicado e não vou me alongar nesses pormenores. O que importa é que pude presenciar um grande show de rock pesado, no último sábado no Credicard Hall. Destaque absoluto: o baixo de mr. Butler. Uma sonoridade incrível, preciso, alto, pulsante. Ele toca com os quatro dedos, alternando velocidade e precisão. Deve haver algum aparelho que amplificava e distorcia a sonoridade. Tinha horas que a gente sentia o baixo tocando no peito...

Tony Iommi foi uma confirmação. Criador de muitos dos riffs mais conhecidos do rock, ele marcou sua apresentação com solos fantásticos, usando todo o braço da guitarra. Também veloz e melódico. Pena que o repertório não incluía os maiores hits da fase Osborne, mas foi mais do que suficiente para Tony mostrar sua técnica.

O vocalista Ronnie James Dio é uma grata surpresa. Tem muita potência na voz; manteve o pique até o final, quando deu uma pequena titubeada. Mas, nada que estragasse sua presença de palco marcante. Simpático e afável, conversou bastante com a plateia, enrolou-se na bandeira do Brasil e pegou uma faixa escrito VEGAN HEADBANGERS. É um frontman nato, não precisa de gritaria nem de trejeitos para chamar a atenção.

Só o batera que destoa nesse quarteto. Sem muita criatividade, deu umas deslizadas feias durante a apresentação. Quando a música acelera um pouco, percebe-se sua insegurança e falta de imaginação. Não sei se a culpa é dele, mas o som da bateria estava bem chocho. Especialmente, se considerarmos que tinha horas que o volume era muito alto, quase ensurdecedor.

Foi muito bom o show. 100 minutos de puro êxtase para esse rockeiro velho. Ainda tive a honra de assistir o espetáculo na companhia dos amigos poços-caldenses Marcelo Zenun, Adrian Cagnani e Luis Naldoni. E a satisfação foi geral, unânime: um grande show de rock!!!

2 comentários:

  1. Tá lido!!
    É isso aí. Tem que ver mesmo, pois ninguém sabe até quando os caras vão ter gás pra se apresentar.

    ResponderExcluir
  2. Depois desta ótima resenha, só tenho a lamentar minha ausência no show. Sabbath tbém é uma das minhas prediletas e fica a frustração de nunca tê-los visto juntos ao vivo. Só vi o Ozzy há muitos anos. Assim, o Heaven and Hell seria a chance (talvez a última) de ver Mr. Butler e Mr. Iommi em ação. De longe, concordo com seus comentários sobre a performance dos caras. O Appice destoa mesmo. Grande abraço!

    ResponderExcluir