07 outubro 2008

12 horas sem TV e Internet

Quinta-feira passada, por volta das 9 da manhã, a Net saiu do ar. Tudo se normalizou somente por volta das 21 horas. A Net fornece sinal de televisão e de internet para minha casa aqui em São Paulo. Foi um transtorno, como se pode imaginar. Principalmente, porque dependo muito da internet para trabalhar. Mas, ao mesmo tempo foi um período excelente.

Na hora do almoço, costumamos comer com a TV ligada. Assistimos o noticiário local e em seguida passamos para o Chaves, que o Marcelo adora. Nesse dia, pusemos um CD do Raul Seixas para tocar e passamos o tempo todo cantando, rindo e nos divertindo. Foi diferente. Foi gostoso. Foi melhor do que ter a TV ligada. Pudemos conversar mais, conviver de uma maneira mais divertida, passar momentos verdadeiramente alegres.

Trabalhei de forma diferente na parte da tarde. Pude revisar trabalhos que estavam encostados, ler alguns textos que havia separado, terminar algumas atividades pendentes.

A partir da hora que o Marcelo voltou da escola, aconteceu a mesma coisa. Sem televisão, brincamos de coisas diferentes, escutamos música, tiramos brinquedos esquecidos dos armários.

A televisão já faz parte do dia-a-dia das pessoas. Ela entra em nossos lares praticamente sem nos darmos conta. Domina o ambiente, define as relações familiares, os momentos de silêncio... É uma verdadeira praga. Cabe a quem sente que a presença dela pode ser nociva, avaliar a hora certa de ligá-la ou não.

5 comentários:

  1. A tecnologia é maravilhosa, nos proporciona conforto e praticidade, mas ao mesmo tempo nos distancia e nos deixa cada vez mais solitários.Pudemos constatar que não fomos prejudicados em nada, muito pelo contrário!!!

    ResponderExcluir
  2. TV é bom, mas demais estraga, como tudo em excesso não é mesmo? Grande abraço pra vocês amigos queridos! Imaginei a cena da cantoria, por aqui a fase princesas e três porquinhos por enquanto impera... Grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Belo post, Adriano.

    Podem repetir a dose sempre, pois o Ministério da Saúde aconselha:
    "Momentos em família FAZ BEM À SAÚDE"

    :-)

    ResponderExcluir
  4. Gordo: fiquei ausente um tempo, por conta da Ilha do Bananal e também por conta de um "pau no HD", como disse o técnico, como se eu tivesse obrigação de saber o que é isso! Em relação à TV, concordo plenamente, mas digo que a batalha é inglória. Eu praticamente não assisto, somente F1, as vezes um futebolzinho, (que de tão ruim está se tornando cada vez mais raro),e jornalismo, só.
    Agora tirar um filho do computador, a filha e a esposa da novela, ai é tarefa para leão.
    Abração
    Edson Reis

    ResponderExcluir
  5. Adriano, do mesmo jeito que sou um dependente químico de computador, vivo perfeitamente sem televisäo. Aqui, só ligo mesmo pra treinar a língua, uma hora por dia, e muitas vezes, nem isso.

    ResponderExcluir