27 setembro 2009

Nosso Hino

Agora é obrigatório. As escolas de ensino fundamental terão que executar o Hino Nacional Brasileiro pelo menos uma vez por semana para seus alunos. Eu acho ótimo. Primeiro, porque considero nosso hino muito bonito. Um pouco difícil de se entender, com algumas frases invertidas e palavras de pouco uso comum. Mas, dentre os hinos que conheço, é certamente um dos mais marcantes. E essa complexidade da letra acaba sendo útil, afinal amplia a compreensão de textos por parte das crianças.
Segundo, porque sabendo a letra do hino e cantando-o uma vez por semana, podemos incutir um pouco mais de civismo e patriotismo na petizada. Hoje em dia, crescemos descendo a lenha em nosso país, criticamos demais tudo e todos. Muito por culpa de uma boa parcela de políticos que, com o decorrer dos anos, vem fazendo as instituições legislativas e executivas perderem a credibilidade.
A execução do hino semanalmente não vai resolver os enormes problemas educacionais que temos, mas pode fazer a criançada se lembrar que somos brasileiros todos os dias e não apenas em época de Copa do Mundo de futebol.

Um comentário:

  1. Também acho providencial esta obrigatoriedade. É uma forma, mesmo que imposta, de começar a despertar a civilidade em nossos jovens. No Brasil, tem coisas que só funcionam na base da obrigação. Boa análise Golden!Abs!

    ResponderExcluir