03 janeiro 2009

Ponderações de final de ano

Com a chegada das festas, costumo fazer uma análise do ano que acaba e uma projeção do que se inicia. Na verdade, não muda muita coisa nesse balanço. Acabo por agradecer sempre tudo o que aconteceu comigo e minha família nesses 12 meses. O saldo é positivo, apesar de sempre haver momentos ruins, dificuldades, crises, problemas.

O noticiário dessa época é quase sempre idêntico: chuvas causam problemas, milhões de pessoas são esperadas para o Réveillon, analistas prevêem dificuldades para 2009, acidente grave na rodovia tal...

Por falar em chuva, ela me traz sempre pensamentos ambíguos. Por um lado, ela atrapalha. Cai insistente por boa parte do dia. Dificulta os passeios com o Marcelo, as compras de final de ano, causa deslizamentos, etc...

Mas, me traz um sentimento de limpeza muito grande. Quando choveu torrencialmente em Poços no dia 30 passado, fiquei a observar a força da chuva caindo do céu e a impetuosidade da enxurrada que descia da serra. Deu uma sensação de que ela estava lavando as coisas ruins do ano que se findava. Purificando o ar, limpando a terra, clareando minha alma.

É a história do ponto de vista. Pode-se encarar uma situação de várias formas. Tem gente que prefere sempre ver o lado ruim, que deveras existe. Só que temos que procurar ver as coisas pelo lado positivo. Assim espero enxergar 2009!

Nenhum comentário:

Postar um comentário