18 dezembro 2007

Expectativas

Por mais que eu me previna, não adianta. Crio expectativas e acabo me decepcionando, em algumas situações. A expectativa pode arruinar um programa, uma ocasião. Tem um ditado que diz: "o melhor da festa é esperar por ela". Interpreto como se o fato de você se preparar, ajudar a organizar, planejar é mais gostoso do que o momento da festa em si. Isto é, em geral, a festa não corresponde à expectativa que se tem dela.
Ontem, fui cheio de expectativa ver um coral italiano, da Sardenha, que se apresentaria na Basílica de Poços. Fui cheio de vontade de ver canções tradicionais natalinas, obras clássicas, em interpretação de pessoas que vivem onde o Natal também tem profundo significado religioso e histórico.
Se eu não tivesse tão cheio de expectativas, talvez pudesse até ter gostado. Mas, na hora que começou um rock progressivo, meio Rick Wakeman, com cerca de 30 vozes apenas fazendo um fundo, a decepção foi total... grande mesmo. Na terceira música, fiz feio: fui embora! Não era aquilo que eu queria ver.
Costumo não recomendar muito filmes, discos, livros, etc. justamente para não criar essas expectativas nas pessoas. Posso ter adorado alguma coisa que outra pessoa apenas goste. O impacto de alguma obra em mim pode ser diferente do efeito em outra pessoa. Tenho muito cuidado nessas recomendações.

Um comentário: