14 novembro 2007

Tá demais

Eu já não aceitava direito a idéia de nossas festas de peão estarem virando festas country. Não gosto de rodeios, mas achava bacana o encontro da peãozada para curtir um som sertanejo de raiz, fazer cavalhadas, romarias, etc... Agora, a coisa ficou totalmente americanizada. Na pior forma. Danças coreografadas ao som de country music, chapelões, cintos com fivelas enormes, botas cowboy, entre outras coisas. Perdeu-se a origem? Não sei. Não freqüento, mas me parece que sim.

E o tal Halloween? Mais uma moda yankee que veio para ficar? Espero que não, mas pelo andar da carruagem, vai ser difícil tirar esse hábito das crianças de hoje em dia. Outro dia, tocou a campainha aqui de casa e três crianças fantasiadas pediam "doces ou travessuras"... Fala sério?

A proximidade do Natal traz outra moda já arraigada em nosso calendário: o Natal com neve... Até isso importamos. Nem música de Natal temos direito. Vira-e-mexe me pego assoviando "I wish you a merry Christmas".

Será que vamos conseguir criar uma tradição brasileira nessas comemorações? Ressuscitar a verdadeira festa do peão, ou um dia das Bruxas com curupiras, sacis e mulas-sem-cabeça, ou um Papai Noel mais tropical. Não acho que seja possível tão cedo.

Mas, aí você me pergunta:
— E você Adriano? Reclama tanto do imperialismo norte-americano e continua ouvindo seu bom e velho rock'n'roll? Você também não é um colonizado?

— Oh yes!!!

Falar o quê???

Um comentário:

  1. aplausos!!!
    Já passou o tempo em que o que era bom nos EUA do Tio Sam eram melhores ainda aqui para nós... Até o "football" deles estão "importando" agora, nas tv's e em algumas cidades.

    Morro de vontade de ir num McDonalds e pedir GUARANÁÁÁÁÁÁ quando o atendente quase que automaticamente pergunta: - Coca?

    Uchida
    PS: e Beatles e o bom Rock são da Inglaterra, Sir...(risos)

    ResponderExcluir