09 novembro 2007

Uma Noite com Yoko Ono

Decidi dividir a experiência de assistir a apresentação de Yoko Ono em dois posts. Hoje, farei um texto mais jornalístico, informativo. Amanhã, coloco minhas impressões pessoais.

"A artista plástica Yoko Ono, viúva do ex-beatle John Lennon, fez ontem no Teatro Municipal de São Paulo uma única apresentação em terras brasileiras. Acompanhada por cinco músicos brasileiros, quatro percussionistas (entre eles Osvaldinho da Cuíca) e um tecladista, Yoko cantou, dançou e declamou versos em meio a um cenário minimalista.

Na entrada, recebia-se um postal e uma lanterninha. Um enorme telão de fundo passava imagens e montagens, usando fotos e filmes de John Lennon, no meio do palco um tablado coberto por um tapete e bem na boca do palco um tabuleiro de xadrez iluminado e com todas as peças brancas.

Yoko entrou no palco vestida toda de branco e com um chapéu. Em seguida, passou a tirar toda roupa de cima, ficando apenas com uma camiseta e uma calça tipo pescador pretas. Com essa indumentária e seus óculos escuros, que não tirou em nenhum momento, ela começou a dançar com uma cadeira. A segunda performance começa com ela sendo trazida por um assistente até o microfone com a cabeça enfiada em um saco preto.

A apresentação durou apenas uma hora e alternou momentos mais líricos com alguns um pouco tristes. O ponto alto da noite certamente ficou para o final. Ela puxa um sambão com seus músicos, ensaia alguns passos, chuta as peças do xadrez, joga-as para o público e sai do palco com um ar feliz. Agradece muito aos músicos e se retira sem muito alarde, enquanto o público a saúda de pé."

Nenhum comentário:

Postar um comentário